Autor: Luís Ribeiro da Silva (CFR EN_MEC, Inspeção Geral da Marinha)
Decorreu nos dias 5, 6 e 7 de julho, o SsOA 2017 – II Congresso Luso-Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental, Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (ABEST), Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (SOBES) e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), do Instituto Politécnico Coimbra, a Revista Proteção (Brasil) e a Revista “segurança” (Portugal).
Este evento vem dar sequência à realização em 2016, em Coimbra, do I Congresso Luso-Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental, que nasceu do sonho de portugueses e brasileiros, preocupados com as questões relativas à atividade dos diversos intervenientes nas questões de segurança.
O SsOA 2017 constituiu uma oportunidade para a apresentação de trabalhos e debate, contando com uma alargada participação de especialistas nacionais e estrangeiros, profissionais, professores, pesquisadores e cientistas, comunidade técnico-científica, autoridades governamentais e os interessados em Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental num contexto dos países de Língua Portuguesa. A compreensão das relações existentes entre os fatores ambientais e ocupacionais e a saúde humana são um dos maiores desafios da atualidade nas nossas sociedades. Para fazer face a este desafio, é de grande relevância uma ampla investigação, bem como a partilha de experiências, abordagens e conhecimento nos domínios da Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental, assim como, o desenvolvimento de parcerias para promover a cooperação entre investigadores, profissionais, políticos e estudantes de diferentes países.