Alexandre Viseu (Mestre em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor, Licenciado em Motricidade Humana, Ramo Reabilitação Psicomotora)
Estas atividades ganharam ainda mais um papel de destaque durante a pandemia, com a generalização das aulas online permitiu o acesso a um publico muito mais alargado do que aquele que frequenta os ginásios e Health Clubs, onde normalmente estas modalidades ou metodologias são lecionadas. Assim contribuíram para uma prática não só meramente física, mas também mais orientada para a visão do ser humano como um todo, corpo mente espírito.
Atividades como Pilates, Yoga, Body Balance, Tai Chi, Chigung, meditação guiada, mindfullness, e outras mais modalidades com esta componente mais holística. Para este artigo escolhi falar da história e do método Pilates.
O Homem por detrás do Método Pilates. Como tudo começou, em 9 de dezembro de 1883 na cidade de Monchengladbach, perto de Dusseldorf, na Alemanha, nasceu Joseph Hubertus Pilates. O pai foi um ginasta premiado, e a sua mãe trabalhava como naturopata, preferiam usar remédios naturais, como ervas e alimentos em vez de cirurgias ou medicamentos. Então podemos dizer que Pilates já cresceu no meio da atividade física e da importância da saúde do corpo.
Quando era pequeno, Joseph Pilates era uma criança muito doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática, inconformado com todas estas doenças, dedicou a vida a melhorar a sua saúde. Tornou-se autodidata estudando e aprofundando os seus conhecimentos de anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. A partir daí decidiu dedicar se à prática de exercícios com o propósito de conseguir um corpo forte e saudável.
Pilates focou-se nas técnicas respiratórias para o ajudar com a asma e exercitava se em calções, ao ar livre, para tratar o raquitismo, doença causada por uma deficiência de vitamina D. Essa é a origem das suas famosas fotografias praticando Pilates apenas de calções. Aos 14 anos, o seu corpo já era tão desenvolvido que posou para um atlas de anatomia.
Já adulto, quando tinha 32 anos, Joseph Pilates emigrou para a Inglaterra onde trabalhou como boxer profissional. Na mesma época, foi convidado a ensinar autodefesa aos detetives da Scotland Yard. Porém, apenas dois anos depois de se mudar para o Reino Unido, dá-se início à Primeira Guerra Mundial, foi considerado inimigo da pátria por ser alemão, Joseph foi preso e mandado para um campo de concentração na Ilha de Man, onde começou a desenvolver o Método Pilates.
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”