Autor: PERCENTIL
O mundo encontra-se em permanente mutação. Na década de 90 surgiu o ter-mo militar VUCA – Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiquity, para definir situações extremas e fora dos canones conhecidos dos estrategas militares. Hoje este termo veio também para o mundo empresarial para definir e apresentar o que as mesmas têm de enfrentar – a era VUCA.
Assim e num mundo em mudança também as tradicionais normas de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho tiveram de se adaptar. Primeiro a norma ISO9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, depois a norma ISO14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental e por ultimo e pela primeira vez com a sigla ISO a 45001:2018 –Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.
As três normas apresentam hoje uma mesma estrutura de alto nível e texto comum, de modo a facilitar a sua integração e a sua compreensão. Estas novas versões querem responder ao atual estado das organizações. Mas como estão hoje as organizações? Em mudança… mas uma coisa é notória e transversal a todas elas. As mesmas tendem a centrar-se cada vez mais no seu negócio, no seu propósito/objetivo e externalizando cada vez mais serviços subsidiários da sua atividade – serviços de manutenção, vigilância/segurança, logística, limpeza, catering, contabilidade, informática,…
Para continuar a ler, faça já a sua assinatura.