Resumo
Com esta revisão bibliográfica os autores pretenderam ter acesso a dados atuais e relevantes relativos à Saúde Ocupacional dos trabalhadores com cargos prévios na Indústria da produção de pasta de papel.
Foi realizada uma pesquisa em julho de 2014 nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e Academic Search Complete”. Utilizando as expressões-chave “paper industry”, “paper production”, “pulp industry” e “pulp production” foram obtidos 9, 2, 29 e 30 artigos, respetivamente, com os critérios publicação igual ou superior a 2002 e acesso a texto completo; em função da língua original (portuguesa, inglesa ou espanhola) e da pertinência para o objetivo desta revisão, foram selecionados 2, 0, 7 e 2 artigos, respetivamente. Por relevância ao tema, os autores também inseriram alguns dados de um artigo de sua autoria, também publicado nesta revista, relativo à Cronobiologia.
O principal risco assinalado na literatura é o químico; para alguns agentes existem associações com patologias oncológicas. Contudo, alguns dados não são consensuais, eventualmente devido a questões metodológicas (nomeadamente representatividade das amostras, amostras pequenas, existência de diversas variáveis confundidoras, tempos de observação curtos em relação ao processo patológico, ambiente com diversos riscos em simultâneo e eventual sinergismo de toxidade, variabilidade de tarefas ao longo dos anos e variabilidade nos processos produtivos).
Nas bases de dados consultadas não foram encontrados estudos relativos à realidade portuguesa, pelo que seria importante avaliar a saúde destes trabalhadores e divulgar a nível nacional e internacional os respetivos dados, não só para enriquecimento dos elementos pertencentes às equipas de Saúde Ocupacional a trabalhar nesta indústria, mas também para os restantes, que podem receber estes funcionários, em postos de trabalho posteriores.
Introdução
Ao contactarem com trabalhadores com antecedentes laborais na produção de pasta de papel, os autores sentiram necessidade de obter mais conhecimentos sobre os fatores de risco e riscos relevantes, de forma a melhor interpretarem o estado atual de saúde dos mesmos. Assim, apesar de nunca terem trabalhado com nenhuma empresa desta área, decidiram resumir os principais dados que surgiram da pesquisa efetuada, na esperança que estes possam ser minimamente úteis a outros profissionais em situação equivalente, até porque a bibliografia sobre o tema é escassa.
O principal risco assinalado na literatura é o químico; para alguns agentes existem associações com patologias oncológicas. Os cancros mais frequentemente associados a este setor são os do pulmão e os mesoteliomas (pleura e/ou peritoneu). De forma muito mais sucinta alguns trabalhos também referem maior incidência e/ou prevalência de patologia respiratória, cardíaca e otorrinolaringológica.
Metodologia
Foi realizada uma pesquisa em julho de 2014 nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e Academic Search Complete”. Utilizando as expressões-chave “paper industry”, “paper production”, “pulp industry” e “pulp production” foram obtidos 9, 2, 29 e 30 artigos, respectivamente, com os critérios publicação igual ou superior a 2002 e acesso a texto completo; em função da língua original (portuguesa, inglesa ou espanhola) e da pertinência para o objetivo desta revisão, foram selecionados 2, 0, 7 e 2 artigos, respetivamente. Por relevância ao tema, os autores também inseriram alguns dados de um artigo de sua autoria, também publicado nesta revista, relativo à Cronobiologia.