PAULO PEREIRA-SOUSA (Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal)
RESUMO
Esta revisão da literatura incidiu sobre as novas tecnologias digitais (BIM e suas aplicações) na área da segurança e saúde na construção. Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre várias bases de dados, tendo sido selecionados 22 artigos de entre um total inicial de 1790244 artigos. A abordagem destes 22 artigos revela as inovadoras aplicações do BIM no sector da construção, nomeadamente, o alargamento dimensional da plataforma BIM para poder monitorizar em tempo-real e de forma contínua, parâmetros tão variados quanto custos, materiais, prazos, segurança, saúde e ambiente. Conclui-se que a fusão das novas tecnologias digitais com a plataforma BIM sinaliza uma mudança de paradigma para o sector da construção.
INTRODUÇÃO
A segurança na área da construção é, ainda, um problema mundial que leva a fatalidades potencialmente desnecessárias (Ahn et al. 2020; Boon et al. 2020, Zhang et al. 2020; Malik et al. 2020, por exemplo). A gestão da segurança neste setor constitui, por isso, um desafio para os sistemas de segurança e saúde ocupacional devido à existência de contextos e realidades muito distintos entre os diversos sectores da construção, e as diversas áreas geográficas (Yap & Lee, 2020).
A cultura de segurança (Aven & Ylönen, 2021) é entendida como um conjunto de crenças e valores que influenciam os comportamentos e perceções relacionados com a segurança. O pensamento baseado no risco, “risk-based thinking” (Muschara, 2017), é um conceito ainda pouco desenvolvido em Portugal, ao contrário de outros países que já implementaram esta noção em vários sectores (Lee et al. 2020). Este conceito tem-se revelado importante como um instrumento robusto e eficiente na gestão da segurança (Rudakov et al., 2021).
Simultaneamente, sempre numa tentativa de melhorar os índices de segurança no setor da construção, foi desenvolvido um processo inovador através de uma
ferramenta digital: o Modelo da Informação da Construção, mais conhecido pela nomenclatura inglesa, Building Information Modeling, ou BIM (Ganbat et al., 2019). O BIM é um modelo virtual da construção, em 3D, representando digitalmente todos os aspetos físicos e funcionais do edifício e/ou obra (BSI—British Standards Institution 2018).
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”