GONÇALO PEREIRA (Responsável Q.A.S. – Transgrua, S.A.; IPAF Sénior Instructor; IPAF Safety Professional Member)
Artigo com base na campanha de segurança e saúde da ACT – Portugal.
Tenho vindo a acompanhar o aumento das dificuldades de decisão, por parte dos empregadores, ao selecionar uma formação adequada para os seus trabalhadores.
As múltiplas opções disponíveis no mercado, a ambiguidade de valores praticados entre diferentes empresas e a falta de regulamentação para definir os critérios mínimos obrigatórios para a formação em máquinas e equipamentos de trabalho, são fatores que dificultam o processo.
É essencial que na hora de decidir, o empregador tenha acesso a informação, clara e objetiva, sobre as necessidades da sua organização, bem como do cumprimento da legislação e regulamentos aplicáveis.
Para agilizar esse processo, deve avaliar e considerar 4 fatores-chave, no que se refere á formação pretendida:
– QUALIDADE
– MODALIDADE
– CONTEÚDOS
– DESTINATÁRIOS
O QUE DEVE CONSIDERAR NA HORA DE SELECIONAR O CURSO ADEQUADO
Existem vários fatores-chave para um programa de formação bem-sucedido:
– OBJETIVOS CLAROS: A formação deve ter objetivos específicos e mensuráveis que estejam alinhados com as necessidades da organização e dos formandos. Isso ajuda a garantir que a formação seja relevante, significativo e eficaz.
– CONTEÚDO ENVOLVENTE: A formação deve ser projetada para capturar o interesse e a atenção dos formandos. Isso pode ser alcançado através de atividades interativas, simulações, estudos de caso e exemplos do mundo real.
– INSTRUTORES QUALIFICADOS: Certifique-se que os instrutores têm o conhecimento, habilidade e a experiência necessários para ministrar a formação com eficácia. Devem ainda ser capazes de se envolver com os formandos e criar um ambiente de aprendizagem positivo.
– CULTURA DE APOIO: O centro de formação, deve apoiar os formandos e fornecer os recursos necessários para uma aprendizagem completa.
– AVALIAÇÃO E FEEDBACK: A formação deve ser sempre avaliada pela sua eficácia. Isso pode ser feito por meio de avaliações pré e pós-formação, feedback dos formandos e análise de métricas de desempenho.
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