ARTHUR JOÃO, Engenheiro Químico Técnico Superior de SST Poeta
O título deste artigo só por si, define o que deve ser a nobre actividade da Segurança no Trabalho. Ninguém, mas mesmo ninguém, poderá estar sujeito a correr riscos de vida ou de prejudicar a sua saúde no âmbito da sua profissão. Bem sei que é um lugar-comum dizê-lo, mas se essa máxima fosse respeitada, as condições que conduzem inevitavelmente a acidentes de trabalho, não seriam criadas.
Dirão os “entendidos” que o acidente é inevitável e que faz parte da condição humana, os acidentes existirão sempre”. Nada mais enganador. Os técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) que estão a ler este artigo, devem recusar liminarmente essas afirmações. O acidente é evitável, SIM!
Perguntarão: muito bem, o acidente é evitável. Então o que devemos fazer para o evitar?
Sem me armar em guru destas matérias, porque o não sou, há alguns conceitos básicos que um Técnico de SST deve respeitar. Tenho consciência que não é tarefa fácil porque os obstáculos são muitos. Deixo-vos aqui o meu pensamento sobre a matéria e que sempre me orientou nos meus 30 anos de actividade profissional nesta área e que vão muito para além das questões técnicas. Essas são do conhecimento de todos e são de cumprimento legal. Não as tratarei neste artigo. Do que vos quero falar e alertar aqui, prende-se com questões comportamentais.
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”