FERNANDO MANUEL P. J. SILVA, PhDAcadémico / Gestor de C&TPresidente/Por Portugal da FLG-Fundación Luso Galaica Presidente da ADITEC-Associação Para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica
Porque é que a sustentabilidade no sector imobiliário é importante …
O sector imobiliário edificado tem um impacto significativo no ambiente, sendo responsável por uma parte substancial da utilização global de energia e das emissões de carbono. No entanto, o sector imobiliário sustentável oferece uma solução poderosa, reduzindo as pegadas ambientais e construindo comunidades mais saudáveis e resilientes. Além disso, à medida que as preferências dos consumidores mudam para uma vida amiga do ambiente, os imóveis sustentáveis estão a registar um aumento acentuado do valor e da procura.
Projectar a sustentabilidade: A base do sector imobiliário moderno…
Os edifícios sustentáveis são hoje projectados desde o início para minimizar o impacto ambiental e reduzir significativamente a pobreza energética. Utilizando materiais renováveis e métodos de construção e reabilitação inovadores os imóveis reduzem o desperdício, o consumo de energia e as emissões de carbono, proporcionando mais e melhor conforto e ainda contribuem para a saúde e bem- -estar dos cidadãos.
Características como painéis solares, janelas energeticamente eficientes e telhados verdes não só contribuem para a sustentabilidade, como também mitigam a “precaridade energética” reduzindo significativamente os custos de energia, proporcionando poupanças a longo prazo e um aumento do valor intrínseco dos edifícios.
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”