FERNANDO MANUEL P. J. SILVA (PhD Académico / Gestor de C&T, Presidente da ADITEC-Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Presidente da FLG-Fundación Luso Galaica (Por, Portugal))
INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho observa uma mutação transformacional, desenhando novas competências e novas profissões, num contexto onde a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial (IA), a realidade aumentada, a manufactura adictiva, a impressão 3D, a automação ou a robótica e a nanotecnologia anunciam verdadeiras revoluções organizacionais
As generalidades das organizações enfrentam hoje desafios decorrentes de um cenário desconhecido e ainda incerto e as novas gerações apercebem-se de que os conhecimentos técnicos (technical skills) deixaram de ser suficientes, para se obter o sucesso e a estabilidade profissional. A capacidade de adaptação, a resiliência, a criatividade, a inovação e a aprendizagem ao longo da vida são desígnios, indispensáveis à recriação das denominadas soft skills (habilidades comportamentais) e ainda, fundamentais à capacitação das hard skills (habilidades diferenciadas)
Nos dias de hoje crescemos a ver o mundo em permanente transformação e constante desenvolvimento, o que exige das novas gerações uma total disponibilidade para protagonizarem a necessária mudança e interiorizarem os novos paradigmas civilizacionais da Indústria 4.0” e da “Economia Circular”, através de um capital humano consubstanciado numa “Geração 5.0”.
É altura de as empresas mostrarem que a sua constante preocupação com a responsabilidade social e a sustentabilidade começa na sua própria casa, com os seus trabalhadores Virar o mundo a nosso favor e reposicionar o que criámos em nosso próprio benefício. Pode parecer uma promessa vã, mas é exactamente o que a “Sociedade 5.0” preconiza É o futuro, que começa agora e promete revolucionar a sociedade tal como a conhecemos, e melhorar a nossa forma de estar e de viver em comunidade, na nossa vida pessoal e profissional.
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”