Alexandre Viseu, Mestre em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor), Licenciado em Motricidade Humana (Ramo Reabilitação Psicomotora
Este fenómeno foi durante muitos anos ignorado e desvalorizado, salvo nalguns casos mais dramáticos, que terminaram em atos desesperados, este fenómeno ocorre essencialmente em ambiente escolar, onde por um motivo ou por outro é alguém escolhido como alvo para sofrer o Bullying, que tem consequências dificilmente quantificáveis do prejuízo que o individuo e a sociedade onde está inserido sofrem, não só nos momentos em que ocorre mas no decorrer da vida da vitima e na sua intervenção na sociedade a todos os níveis.
O que significa Bullying?
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Esta reflexão tem por objetivo esclarecer e divulgar os sinais de alarme deste fenómeno, por forma a sensibilizar todos os que a lerem, dar a dimensão real das consequências de quem sofre o “Bullying”, para que todos, nós sociedade tenhamos uma intervenção positiva no sentido de prevenir e resolver situações de “Bullying” nas escolas.
Um pouco por todo o lado assistimos há crescente violência nas escolas, dos alunos em relação aos professores e dos alunos em relação aos próprios colegas de escola, a realidade é ainda pouco divulgada, este fenómeno existe principalmente nas grandes áreas urbanas denomina-se Bullying, mas também nas áreas rurais. Esta é uma realidade preocupante com consequências profundas no desenrolar do percurso escolar dos alunos.
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”