Autor: Alexandre Viseu (Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, Licenciado em Motricidade Humana – Ramo Reabilitação Psicomotora, email – prevrev@petrica.eu)
O que é psicomotricidade? Segundo a definição de Vasconcelos (2003) é uma ciência que dispõe de conhecimentos de outras áreas, tais como: biologia, psicanálise, sociologia e linguistica para fundamentar as suas mediações, diz-nos também que vai muito mais além do que uma técnica, porque entende o homem como uma unidade indivizivel, porque através da educação do movimento e do jogo, põe em funcionamento as funções intelectuais através da motricidade.
Considera ainda que esta é uma visão não mecanicista do movimento mas sim um diálogo do indíviduo com o meio ambiente através do corpo, que é a expressão do seu consciente e inconsciente.
Piaget, Wallon, Erikson e Freud, todos eles estão de acordo que o ser humano desde que nasce está sujeito a um conjunto multifatorial de estímulos, que impele à descoberta, à busca pelo conhecer, o desenvolvimento psicomotor depende da organização dos estímulos para o sistema nervoso, para construir habilidades funcionais, comportamento e aprendizagem. Neste contexto, a visão é uma chave para o desenvolvimento, uma vez que representa uma fonte importante de realidade externa, auxiliando a aprendizagem (George & Fitzpatrick, 2011).