Resumo
Apesar de Portugal não ser um país de clima tropical, existem inúmeros postos com tarefas e/ou locais de trabalho que expõem os funcionários a temperaturas elevadas e/ ou muito elevadas, empregos esses sujeitos a especificidades que devem ser conhecidas pela Equipa de Saúde Ocupacional.
O nosso organismo tem de se manter com uma temperatura interna constante na ordem dos 37ºC; sempre que existe atividade física há produção de calor que, para manter a homeostasia, tem de ser exteriorizado. Neste processo os músculos não só perdem 20% da sua eficiência, como eles mesmos contribuem para aumentar o calor. No processo de aclimatização o organismo tenta adaptar-se, melhorando os mecanismos de perda de calor. O calor excessivo não só aumenta o desconforto do trabalhador, como também diminui a produtividade e aumenta o risco de acidente.
As Equipas de Saúde Ocupacional que trabalham com profissões sujeitas e temperaturas elevadas ou muito elevadas devem (in)formar a entidade empregadora e trabalhadores acerca dos principais riscos e respetivas medidas de proteção, nomeadamente o incentivo à aclimatização dos novos funcionários e à hidratação eficaz; proporcionando roupas adequadas, bem como sistema de circulação de ar/ventilação, além de sugerir a melhor organização do trabalho em função das tarefas que se podem fazer no interior/exterior, na melhor hora do dia e na melhor altura do ano, em função dos riscos térmicos e das características/necessidades de cada empresa.
Introdução
Apesar de Portugal não ser um país de clima tropical, existem inúmeros postos com tarefas e/ou locais de trabalho que expõem os funcionários a temperaturas elevadas e/ou muito elevadas, empregos esses sujeitos a especificidades que devem ser conhecidas pela Equipa de Saúde Ocupacional.
Metodologia
Foi realizada uma pesquisa em março de 2011, nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of reviews of effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e Academic Search Complete”; utilizando a palavra-chave “heat” conjugado com as expressões-chave “occupational medicine” e “occupational health”. Na primeira sub-pesquisa foram obtidos 41 artigos e na segunda 69; utilizando como critérios de seleção o acesso a texto completo, língua inglesa, qualidade metodológica, data de publicação igual ou superior ao ano 2000 e pertinência para o objetivo da revisão, dos 110 trabalhos foram selecionados 9.