Autor: Ana Filipa Figueiredo, Ana Filipa Rodrigues, Bárbara Passos, Beatriz Mena, Diogo Santos, Francisco Ferreira, Gonçalo Espínola, Gustavo Araújo, João Santos, José Luís Almeida, Maria João Ferreira, Noémi Nogueira
O bullying é um conjunto de agressões repetitivas, com intenção de magoar alguém física ou psicologicamente. Muitas vezes é motivado por diferenças de raça, religião, sexo, orientação sexual, incapacidade ou aspeto, com consequências negativas na vida do agressor e da vítima.
Este tipo de violência afeta muitas crianças, adolescentes e mesmo adultos em todo mundo sendo que a forma como se lida com a situação pode fazer a diferença entre a vida ser tolerável ou miserável para todos os envolvidos.
O que é o bullying?
Bullying é toda e qualquer agressão física ou psicológica propositada, exercida por um indivíduo ou grupo de indivíduos, de forma continuada no tempo.
Tem como objetivos assustar, magoar, humilhar e intimidar a vítima.
No bullying, o agredido não tem como se defender, pelo que existe um desequilíbrio de poder entre quem agride e quem é agredido:
– Quem agride é mais forte ou está em maior número do que a vítima (por exemplo, um grupo de colegas da mesma turma agride um colega de outra turma);
– A vítima tem alguma característica física que a torna “diferente” dos outros (por exemplo, é mais baixa/mais alta que os colegas; usa óculos ou aparelho nos dentes; tem sardas; tem uma forma diferente de se vestir; é de uma etnia diferente da maioria ou tem outra nacionalidade);
– A vítima tem alguma característica na sua “forma de ser” que a pode tornar mais vulnerável (por exemplo, ser insegura, calada e isolada).
Para continuar a ler, faça já a sua assinatura.
Assinatura Revista “segurança”