ÂNGELA LEAL (CEO SARA HACCP Digital)
Existem diversos fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes de trabalho, a obesidade, a falta de atenção e foco no trabalho, a fadiga e o cansaço, são fatores que na sua maioria não são fáceis de controlar pelas empresas, mas que acabam por contribuir para os dados referentes à sinistralidade laboral. Diversos estudos relatam associações entre a obesidade e a ocorrência de lesões causadas por acidentes de trabalho. No estudo realizado pela NHIS (National Health Interview Survey), foi estimada a prevalência de lesões no local de trabalho e a associação entre obesidade e lesões no local de trabalho em uma amostra representativa da comunidade de trabalhadores americanos.
Este estudo conclui que os trabalhadores com excesso de peso e obesos apresentaram 25% a 68% mais probabilidade de sofrer lesões do que os trabalhadores com peso normal. Outros estudos observacionais estimam que até 13% das lesões ocorridas no local de trabalho podem ser atribuídas à fadiga.
A falta de nutrientes essenciais pode afetar a capacidade cognitiva, prejudicando a capacidade de concentração e tomada de decisões, o que pode ser perigoso durante a operação de máquinas e equipamentos. Além disso uma nutrição adequada fornece a energia necessária para executar as tarefas diárias.
A Nutrição é a ciência que estuda as relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos pelo ser humano e possíveis estados de saúde e doença. As ciências da Nutrição incluem também o estudo do comportamento e fatores sociais relacionados com as escolhas alimentares. A alimentação dos trabalhadores de uma determinada atividade tem um papel crucial na sua saúde e desenvolvimento.
Uma alimentação adequada promove sistemas imunitários mais capazes e atua na prevenção de patologias. Uma boa alimentação permite alcançar e manter uma composição corporal desejável e um alto potencial de trabalho físico e mental, assim como influencia na longevidade do ser humano. Ajudar os trabalhadores a desenvolver um estilo de alimentação saudável e a fazer escolhas alimentares seguras e saudáveis que atendam às suas necessidades individuais traz ganhos evidentes para a melhoria da saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Consumir uma dieta saudável ao longo da vida ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, bem como uma série de patologias e condições. No entanto, o aumento da produção de alimentos processados, a rápida urbanização e mudanças no estilo de vida levaram a uma mudança nos padrões alimentares. As pessoas consomem mais alimentos ricos em energia, gorduras, açúcares e sal, e muitas pessoas não consomem frutas, vegetais e outras fibras dietéticas suficientes, como grãos integrais.
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”