O termo “Indústria 4.0” teve origem em 2011 num projeto estratégico de alta tecnologia apresentado ao Governo Alemão. Este projeto adotado em 2013, deu origem à Quarta Revolução industrial.
O seu fundamento básico implica a integração e interação entre máquinas, sistemas e ativos. As empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor, que podem controlar os módulos de produção de forma autónoma.
Ou seja, estas “empresas inteligentes”, terão a capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e adaptar-se aos requisitos e mudanças não planeadas na produção. Quando todos os produtos e máquinas estiverem integrados digitalmente, qualquer pessoa através dos telemóveis, tablets ou computadores, pode operar remotamente todos os eletrodomésticos em casa, ligar o carro, regular o caudal de rega do jardim, falar com robots que obedecem às suas ordens, mas que também sugerem músicas ou programas de televisão, porque conhecem as suas preferências… e a partir daqui, tudo o que possamos imaginar é possível…
Para continuar a ler, faça já a sua assinatura.