Discernimento em Tempos de Incerteza. A inteligência emocional como âncora

2026-02-13

Sou Glória Santos, economista de formação académica, tendo exercido funções na área financeira ao longo de quase quatro décadas, em grandes empresas nacionais e internacionais. Durante esse percurso, ocupei posições de liderança onde aprendi, na prática, que os resultados sustentáveis não dependem apenas de números, estratégias ou processos, mas sobretudo das pessoas que os concretizam. Nos últimos anos, tenho levado às organizações – públicas e privadas, escolas profissionais e universidades – a experiência vivida enquanto líder, aplicando técnicas e ferramentas que sempre utilizei com as minhas equipas: não apenas para aumentar a produtividade, mas para garantir que as pessoas se sentissem humanas, valorizadas e parte integrante de um todo, onde o sentido de pertença, a hierarquia saudável e o equilíbrio faziam parte do quotidiano.

Vivemos hoje um tempo que muitos descrevem como incerto, instável ou imprevisível. Eu diria mais: vivemos um tempo emocionalmente exigente. O mundo mudou – nas estruturas, nos modelos de trabalho, nas relações humanas, na forma como comunicamos e decidimos. E perante esta mudança acelerada, a verdadeira questão não é apenas o que está a mudar, mas como estamos a responder a isso.

Nunca tivemos tanto acesso à informação, à tecnologia e ao conhecimento técnico. E, paradoxalmente, nunca observei tanta dificuldade em lidar com emoções.

 

Glória Santos
Facilitadora de consciência, integrando Inteligência Emocional,
Liderança Consciente, bem-estar organizacional