LEONOR CARMO, Coordenadora do Centro Qualifica do Algueirão
Lembrei-me deste título porque revi há pouco tempo toda a saga Star Wars, lançada em 1977, e que veio a contribuir para o surgimento da época dos blockbusters.
E claro, o efeito spin-off de tanta criatividade e perspetiva profética dos criadores das sequelas, foi o rastilho para partilhar convosco este texto. Antigamente dizia muitas vezes que gostaria de ter uma bola de cristal, agora dispenso, prefiro falar do futuro com as evidências que me são apresentadas amiúde, sem ter de passar pelo inconveniente de pensarem que estou louca. Afinal de contas, quando há 40 e tal anos comecei a dar aulas sem computador, sem telemóvel e sem internet e dizia aos meus colegas que ainda estaria um dia a dar aulas na lua ou em Marte e os meus alunos me estariam a ver em casa, desde o sofá, em qualquer ponto do nosso Planeta (ainda, mas pouco) Verde, não estava muito longe da realidade… só falta mais um pequeníssimo “passo para a Humanidade”.
Mas a evolução traz sempre consigo o lado “negro da Força” e naturalmente todos os inconvenientes que daí advêm. E o primeiro é a Segurança que deve ter um custo Inegociável. Ou seja, Segurança é sim ou sim!
Não li as primeiras edições da revista “segurança”, mas seria interessante fazer uma análise comparativa, com os atuais, não só relativamente à apresentação, mas sobretudo aos conteúdos e forma. Fica para outro artigo…
60 anos da revista “segurança” significam 60 anos de evolução. Evolução! Ponto. Todo o tipo de desenvolvimento desde as artes às tecnologias, passando pelas ciências sociais e humanas, desporto, biologia, medicina, entre muitos outros.
Naturalmente, esta prerrogativa, abre-nos horizontes para entendermos que vivemos numa era onde a segurança transcendeu a sua definição tradicional, tornando-se num conceito dinâmico que atravessa todos os aspetos das nossas vidas. Já não é apenas uma questão de proteção física, mas pasme-se… entrelaça com o digital, criando um tecido complexo de desafios e soluções.
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”