Vítor Ribeiro (Engenheiro de Segurança)
ACTUALIDADE
Actualmente, existem mais de 120 marcas registadas em todo o mundo. Só na IPAF estão filiados mais de 100 fabricantes de plataformas elevatórias.
Cada marca apresenta um número considerável de modelos e tipologias de plataformas sendo as mais comuns as tipologias 3A e 3B.
O segmento das plataformas 1B apresentam uma diversidade de soluções, desde plataformas sobre veículo (ligeiros e pesados), sobre esteiras, rebocáveis, etc.
As plataformas elevatórias apresentam, nos dias de hoje, um elevado conjunto de funcionalidades, das quais se indicam as que, na opinião do autor, são mais
relevantes:
a) eixos oscilantes que permitem que todas as rodas mantenham o contacto permanente com o solo quando este não é regular e / ou apresenta pequenos ou médios desníveis;
b) eixos extensíveis que lhes permite alargar a área de assentamento para maior estabilidade, normalmente disponível para equipamentos com altura de trabalho acima dos 28 metros;
c) Sensores de presença humana, destinados a garantir que os operadores mantêm a atenção sobre a tarefa a realizar;
d) Dispositivos anti aprisionamento, que em caso de potencial aprisionamento do operador entre a estrutura da plataforma e uma estrutura externa, garantam:
a. A existência de dispositivos que impeçam esse mesmo aprisionamento pela interposição de estruturas mecânicas; ou
b. A imobilização da plataforma, e em alguns casos, a inversão do movimento durante alguns segundos, libertando, desta forma, o trabalhador.
e) Sensores de momento, de carga e de nivelamento;
f) Sensores de posicionamento dos estabilizadores e dos elementos estruturais;
g) Direcção às quatro rodas, com 3 modos de direcção;
h) Mais do que um eixo motriz;
i) Sistemas de autorização de entrada em funcionamento por cartão Radio Frequency Identification (RFID) (o qual regista a data e a hora de início e fim da operação, identifica o operador e mantêm um registo de todas as operações efectuadas) em substituição da tradicional chave, cujas funcionalidade permitem, em caso de acidente, uma investigação mais eficiente e eficaz das potenciais causas do mesmo.
APLICAÇÕES
As aplicações das plataformas elevatórias são tão diversas quanto as necessidades de realização de trabalhos em altura.
Elas substituem, em muitos casos e com diversas vantagens, outros meios de acesso menos seguros a locais de trabalho localizados quer acima do solo, quer
abaixo do solo.
Para ler o artigo completo, subscreva a assinatura da Revista “segurança”